quinta-feira, 27 de julho de 2017

Por que não se divulga o preço dos tratamentos na odontologia?


Falar de dinheiro é importante e tudo o que se refere a saúde é pago, então por que será que é difícil obter um orçamento online de um tratamento dentário como se estivéssemos comprando um celular ou um sapato pela internet?

Diferente do que acontece com um produto, o cuidado da saúde requer mais atenção para se chegar a um preço justo a ser cobrado, eu considero três fatores que determinam quanto custa um tratamento odontológico:

1. Diversidade e individualidade

Somos seres complexos e únicos, diferente do que acontece ao fabricar um modelo de celular para vender, não se pode ter um mesmo tratamento para todos os casos de saúde que o individuo possa apresentar, cada um precisa ser avaliado pelo dentista de forma individual  para depois definir a melhor solução possível, caso a caso.

É mais fácil confiar  na pessoa que é cautelosa, do que aquele que sem olhar a minha boca, diz quanto vai custar o meu tratamento.

2. Preparação técnica do Dentista

Cada dentista se especializa em sua área de atuação e isso é muito importante na hora de executar o tratamento pois o sucesso do seu tratamento depende do que o dentista esta preparado para realizar na sua boca, um implante dentário por exemplo deve ser feito por um especialista em implante, um aparelho por um ortodontista e assim por diante.

Leve em conta a qualificação do profissional que esta te atendendo. Como acontece com outras profissões nem todos os dentistas estão preparados para solucionar todos os casos possíveis que uma pessoa possa apresentar.

A experiência do profissional que está te atendendo é um ponto muito importante e eu avalio isso não só pelos cursos ou certificados e sim pelos trabalhos anteriores por exemplo, se ainda estiver em dúvida peça para que o dentista lhe mostre algum trabalho anterior parecido ao seu que ele já tenha resolvido... isso não é desconfiança e sim segurança para você.


3. Preço   x  Valor

Preço na odontologia é muito subjetivo porque depende de alguns fatores como, o tratamento oferecido, o conforto do consultório, manutenção dos equipamentos, desinfecção e limpeza dos materiais a serem usados na boca do paciente  (ninguém quer ser atendido em um lugar sujo e malcuidado) considere esses pontos antes de decidir em qual dentista você vai realizar o seu tratamento.

Pense no risco que você corre se o dentista usar instrumentos contaminados ou não esterilizados por exemplo, vale a pena o risco por um preço camarada?

Valor é tudo aquilo que você não pode comprar com dinheiro; atenção, cordialidade, respeito com a sua saúde, preço justo etc.


Dúvidas? Deixe o seu comentário e te respondo, se gostou pode compartilhar :)


author

Sobre o autor

Dr . Raul Lugo é Dentista formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, membro da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais - SBTi e atualmente atende no seu consultório particular em Campo Grande -MS
Abrir endereço no google maps.

Receba novidades no seu email!