quarta-feira, 21 de março de 2018

Saiba quais são os 5 indicadores de uma boca saudável


Prevenir é melhor do que remediar, é um ditado popular bem conhecido e no que diz respeito à saúde é especialmente mais verdade e deve ser levado muito em conta.
A seguir vou descrever o que é normal e o que não é normal com relação à sua condição bucal, deixo uma ressalva aqui: estes sinais são básicos e poderá existir alguns outros que são igualmente importantes.


1. Ausência de sangramento 

Ao usar corretamente o fio dental e ao escovar os dentes a gengiva não deve sangrar. Caso esteja sangrando certifique-se de realizar a higiene bucal corretamente, veja como usar o fio dental.

2. Ausência de dor 

A dor é um sinal que o nosso corpo emite para alertar que alguma coisa não está bem, o dente não deve doer ao se alimentar, é comum achar que  tomar algo gelado ou quente e sentir dor  seja normal mas não é. 

A sensibilidade também causa dor e deve ser tratada corretamente, veja aqui algumas opções de como tratar a sensibilidade dental. 

Se a pessoa usa prótese dentaria, deve inspecionar a boca para detectar qualquer ferida e determinar se a prótese é a causadora da lesão, uma prótese mal adaptada pode levar a problemas de saúde mais severos. 

3. Correta Coloração 

É importante inspecionar a sua boca no espelho, saiba que geralmente a gengiva é da cor rosa (ou um tom aproximado) você pode observar a cor da sua gengiva e chegar à conclusão, se ela estiver muito vermelha não é normal e o mesmo serve para a língua, o palato e a bochecha.

Se suspeitar de qualquer alteração de cor, é indicado que consulte um profissional dentista.

4. Forma dos dentes

Cada dente possui uma forma específica, cada formato do dente possui uma função estética e fisiológica.

Se o dente quebrou, perde a sua função e a sua estética, isso deve ser corrigido o quanto antes para não provocar nenhum problema maior, como dor na articulação da mandíbula por exemplo.

Manter o formato do dente é cuidar para que o dente cumpra a sua função adequadamente e isso é parte da saúde bucal. 

5. Além do dente 

A boca possui dentes, bochecha, gengiva, língua, palato e assoalho, por tanto, estas estruturas devem ser bem inspecionadas, caso exista uma ferida que não cicatriza, algum cheiro desagradável, inchaço, qualquer desconforto ou dor ao mastigar, sempre recomendo que procure o dentista para que ele examine e resolva o problema o quanto antes.

Lembre que estes 5 indicadores são básicos, podem ocorrer outras alterações na boca que exija atenção, essa é a razão pelo qual todos recomendam que consulte o seu dentista regularmente. 

Compartilhe com seus amigos estas informações e  se ficou alguma dúvida deixe o seu comentário.


author

Sobre o autor

Dr . Raul Lugo é Dentista formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, membro da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais - SBTi e atualmente atende no seu consultório particular em Campo Grande -MS
Abrir endereço no google maps.

Receba novidades no seu email!