terça-feira, 24 de abril de 2018

Câncer Bucal: saiba o que fazer para prevenir

   
Você pode não perceber, mas em uma consulta regular com o seu dentista ele também procura por indícios de câncer bucal, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer) para o Brasil estimam-se 11.200 novos casos de câncer da cavidade oral em homens e 3.500 em mulheres para cada ano de 2018 e 2019.

 PROGNÓSTICO 

      Os homens são os mais acometidos pela doença e na região Centro-Oeste o estimado é que ocorram quase 10 novos casos para cada 100 mil habitantes. Segundo o INCA, quanto mais cedo diagnosticado o câncer, maiores as chances de cura.
     A visita regular ao dentista é um fator muito importante para diagnosticar o problema precocemente e assim ter uma ótima chance de cura.

 FATORES DE RISCO 

       Existem os fatores de risco para o desenvolvimento da doença e para as pessoas que se encontram dentre o público alvo o ideal é ter um maior cuidado com a prevenção.
      Pessoas que ingerem álcool (bebidas alcoólicas), tabaco (cigarro, narguilé, fumo), pessoas contaminadas pelo HPV (vírus sexualmente transmissível), trabalhadores rurais ou pessoas que desenvolvam trabalho externo com exposição excessiva ao sol, estão  entre os mais suscetíveis ao aparecimento de lesões pré-cancerígenas e cancerígenas na cavidade bucal.

 DIETA 

Uma dieta pobre em nutrientes também pode levar ao desenvolvimento do câncer bucal, cuidado com as dietas pobres em frutas, verduras e vegetais, procure sempre ter uma alimentação equilibrada.

author

Sobre o autor

Dr . Raul Lugo é Dentista formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, membro da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais - SBTi e atualmente atende no seu consultório particular em Campo Grande -MS
Abrir endereço no google maps.

Receba novidades no seu email!