sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Dente de leite com cárie... e agora ?


A dentição decídua é composta por dentes conhecidos popularmente como dentes de leite e os principais motivos pelo qual os dentes de leite existem são para:

  • Auxiliar na alimentação da criança e desenvolvimento da fala
  • Servir de guia e mantenedor de espaço para o dente que virá depois (Os dentes permanentes) .

Caso a criança precise extrair os dentes antes da hora, principalmente por causa da carie, estas funções ficam comprometidas e a criança terá dificuldade na alimentação, na comunicação e até mesmo no convívio social, pois o aspecto estético para a criança também conta muito.

Então como podemos evitar que a carie se desenvolva?

O ideal é a correta escovação, sempre supervisionada por um adulto que ficará responsável pela criança, não esqueça que a criança está em desenvolvimento, isso significa que a coordenação motora também está em desenvolvimento, na pratica é como se um adulto destro quisesse fazer tudo com a mão esquerda, imagine você com duas mãos esquerdas! É por isso que você ou um adulto deve ajudar o seu filho a escovar os dentes.

Aprenda como escovar os dentes…

O que importa é limpar os dentes da criança sempre que ela consumir algum alimento contendo açúcar, isso quer dizer que se o seu filho tomar a mamadeira e dormir, todo o seu trabalho de convencimento foi em vão.

Geralmente os dentes de leite são todos separados, se for assim então não será necessário passar o fio dental entre os dentes, caso o seu filho tenha os dentes bem juntinhos então é necessário utilizar o fio dental antes de escovar os dentes, agora posso ouvir você reclamando : “é muito trabalho! Quem é que faz tudo isso!” Pois é… por isso que existem tantas crianças com cárie.

O dente de leite está com cárie, o que faço?

Caso o seu filho já esteja com cárie, continue escovando, fale com ele e leve-o para uma consulta com o dentista, nem sempre será necessário extrair o dente de leite, acredite, quanto antes melhor, pois tão cedo o seu filho consulte, terá mais opções para resolver o problema sem a necessidade de extrair antes da hora.

Gostou? curta ou compartilhe com alguém que tenha filhos :)

author

Sobre o autor

Dr . Raul Lugo é Dentista formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, membro da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais - SBTi e atualmente atende no seu consultório particular em Campo Grande -MS
Abrir endereço no google maps.

Receba novidades no seu email!