sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Escovar os dentes corretamente é simples

É interessante notar que mesmo com vários meios de informação e uma quantidade absurda de creme dental (dentifrício) com vários tipos e sabores, sem falar dos tipos de escova dental, ainda escovar os dentes corretamente está longe de ser uma prática comum.

A cárie é uma doença bastante estudada e muito difundida e consequentemente se tornou popular dizer que o dente está com cárie, mas o que é exatamente a cárie e como tudo começa?

De forma mais simples possível podemos entender que a cárie é causada por bactérias onde os ácidos produzidos por elas desmineralizam o dente .

Tudo começa com os alimentos ingeridos, dependendo da consistência (pastosa, dura, macia etc…) estes alimentos aderem (grudam) no dente.

Este acúmulo de alimentos na superfície do dente se não removido se converte em uma estrutura mais firme (a placa), isso irá estimular as bactérias a produzirem substancias ácidas que pouco a pouco vão corroendo os dentes, por isso a cárie comumente é considerada uma doença crônica (que evoluí por longo período de tempo).

Então se hoje você ainda não escovou os dentes, a placa e o ácido estão corroendo o seus dentes, se você escovar amanhã o estrago continuará na próxima vez que ficar sem escovar os dentes, imagine isso acontecendo por 10 anos!

Ao escovar os dentes lembre-se que:
O importante é remover a placa. É a escova dental quem remove a placa e não o creme dental.

Siga estes passos:

  • Molhe a escova. 
  • Passe no dente, limpe todas as regiões
  • Cuspa 
  • Escove a língua
  • Coloque a pasta na escova ( na quantidade de um grão de ervilha )
  • Passe em todos os dentes 
  • Enxague bem a boca e cuspa ( não engula a água nem o creme dental)
Quer clarear os dentes? saiba quais os cuidados que deve ter…

Problemas do acúmulo de placa nos dentes:

  • Gengivite (Gengivas inflamadas e que sangram)
  • Periodontite (o dente perde sustentação, amolece e cai)
  • Cárie ou dor de dente
  • Mau hálito


Como disse no início, a boca faz parte de um sistema que trabalha em conjunto e assim como ninguém corta o dedo por causa de uma unha encravada, então, a primeira opção nem sempre é extrair o dente.

A melhor solução é sempre a prevenção, escove os dentes.

E você como escova os dentes?
Qual o método que você utiliza para manter os dentes longe de problemas?
Deixe um comentário e participe da discussão!
Um abraço.
Dr. Raul Lugo

author

Sobre o autor

Dr . Raul Lugo é Dentista formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, membro da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais - SBTi e atualmente atende no seu consultório particular em Campo Grande -MS
Abrir endereço no google maps.

Receba novidades no seu email!