quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

5 verdades que você deve saber sobre o uso de próteses dentárias


São vários os tipos de próteses dentárias,  aqui vou falar a respeito da prótese total, popularmente conhecida como "chapa" ou "dentadura".

Mesmo que você não use, é muito provável que conheça alguém próximo a você que se beneficiará com estas informações. A seguir apresento os 5 pontos que você deve saber quanto ao uso de uma prótese dentária total :

1. O ajuste é necessário
A nova prótese dentaria pode machucar e deve ser ajustada, geralmente isso acontece na primeira semana de uso, você deve voltar ao dentista para que ele ajuste a sua nova prótese.

2. Devem ser trocadas
As próteses devem ser trocadas após um determinado tempo de uso, com o tempo o material acumula resíduos de alimento que já não podem ser removidos somente com a escovação, para saber se está na hora de trocar de prótese dentária, repare se a mesma está desgastada, manchada, quebrada ou trincada, essas são as causas mais comuns, porém é bom sempre consultar um dentista caso tenha dúvidas.

3. O preço não é tudo
A boca possui um mecanismo complexo de articulação que deve ser respeitado, assim sendo, procure um profissional capacitado e que ofereça mais do que bom preço para fazer a sua prótese, a sua saúde começa pela boca, economizar neste caso não deve ser o principal motivo na hora de procurar um profissional, concentre-se em achar um dentista disposto a se comprometer em entregar um trabalho garantido.

4. Não pode causar feridas
Uma prótese mal adaptada pode causar câncer bucal devido ao trauma repetido, se você quer ajudar, pense em alguém próximo a você que usa dentadura, avise do perigo que uma prótese mal adaptada pode acarretar, nem sempre a solução está na troca da dentadura, há a possibilidade de ajuste do qual falei no primeiro item.

5. É possível o reparo
O reparo de uma dentadura é possível desde que respeite os limites corretos, se a dentadura quebrou ao meio por exemplo ou perdeu um elemento (dente) é muito provável que consiga ser restaurado, caso tenha acontecido isso então já sabe, vá ao dentista e veja o que pode ser feito.

Se gostou ou ficou alguma dúvida, deixe seu comentário que responderei prontamente.

Abraços.



author

Sobre o autor

Dr . Raul Lugo é Dentista formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, membro da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais - SBTi e atualmente atende no seu consultório particular em Campo Grande -MS
Abrir endereço no google maps.

Receba novidades no seu email!