domingo, 6 de novembro de 2016

A importância de uma boa avaliação odontológica


Muitas vezes temos que confiar cegamente no julgamento ou avaliação do dentista, já que a boca é um lugar de difícil visualização e as cáries muitas vezes estão escondidas, sendo assim eu considero imprescindível a documentação inicial com radiografias e registro fotográfico. 

Registrar com fotos cria uma conexão de confiança entre o paciente e o seu dentista além de acalmar, as imagens pode trazer tranquilidade ao saber que tudo está documentado, diminuído assim as chances de contratempo durante o tratamento.

Quando será necessário uma Radiografia?

As caries podem não aparecer a olho nu, e assim não serão vistas em uma foto, então é necessário fazer uma radiografia do dente para constatar e documentar o problema a ser resolvido.
Todo tratamento deve ser bem planejado, o cuidado com a documentação adequada é o primeiro passo, pois é onde tudo começa.

Conforto e segurança

O avanço da tecnologia trouxe para o consultório odontológico várias ferramentas que auxiliam no diagnóstico e planejamento de um tratamento odontológico, que oferecem conforto e confiança ao paciente.

 Além da radiografia odontológica também hoje temos a fotografia Intraoral que é realizada logo na primeira consulta onde é registrada a condição inicial de cada dente para que o dentista possa documentar fotograficamente e traçar um plano de tratamento adequado.

Considerações finais

Na maioria dos consultórios, esta fotografia não é realizada e pode gerar um conflito logo depois de concluído um tratamento, pois um tratamento mal documentado pode gerar dúvidas sobre qual dente foi tratado por exemplo, por isso ter um registro fotográfico pode ser de grande ajuda para que você tenha mais controle no que será feito na sua boca e com isso decidir junto com o seu dentista qual o melhor caminho para solucionar o seu caso. 

A realização de fotografia inicial não é obrigatória nos consultórios, mas sem dúvidas é uma ótima ferramenta para uma correta avaliação e mais um instrumento que traz grandes benefícios ao dentista e ao paciente.

author

Sobre o autor

Dr . Raul Lugo é Dentista formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, membro da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais - SBTi e atualmente atende no seu consultório particular em Campo Grande -MS
Abrir endereço no google maps.

Receba novidades no seu email!